• +55 (83) 9 9988-2313

MaxLogo | Criação de Logomarca em 48hs por R$99,90

Como escolher o nome da empresa?


Um dos primeiros passos do empreendedorismo é escolher um nome para a sua empresa, e essa é uma das etapas criativas mais difíceis.

Felizmente existem algumas técnicas profissionais capazes de facilitar a criação de nomes. Confira algumas das mais usadas para que você chegue no nome ideal em pouco tempo!

Pense nos produtos/serviços a serem oferecidos, assim como seus objetivos, metas e diferenciais.

Quando você começa a pensar nos produtos/serviços, assim como em seus objetivos, metas e diferenciais, você começa a focar em nomes relacionados a essas categorias.

Anote em um papel ou em um dispositivo digital as palavras-chave relacionadas a essas categorias para iniciar. Depois de anotá-los, comece a “brincar” com esses nomes, os mesclando para criar novos nomes e adicionando prefixos e sufixos, que será o assunto do nosso próximo tópico.

Usando prefixos e sufixos

Os prefixos são letras colocadas antes do nome, criando dessa maneira um novo nome.

O sufixo é o mesmo que o prefixo, porém, colocado no final do nome.

Exemplo de prefixo:
Prefixo: Tri
Nome: Bella
Novo nome: TriBella

Exemplo de sufixo:
Sufixo: Tri
Nome: Bella
Novo nome: BellaTri

Existem diversos prefixos e sufixos para serem usados em nomes, aqui vai uma pequena lista boa para nomes de empresas:

• Giga
• Star
• Bi
• Tri
• For
• i
• X
• Bras
• Com

Confira uma lista mais completa de prefixos e sufixos neste link.

Você mesmo pode pensar e criar novos prefixos e sufixos apenas de observar famosas marcas do mercado mundial. O segredo é anotá-las para não se esquecer.

Quando trabalhamos com nomes, o bloco de anotações é o nosso maior aliado.

Internet e natureza como fonte de inspiração

Existem dois extremos capazes de nos inspirar e criar nomes, um deles exigirá mais concentração e o outro exigirá mais conhecimento, tecnica e curiosidade.

A internet é a tecnologia capaz de nos fornecer uma infinidade de informação em segundos.

Seja curioso e pesquise sobre a história de seus produtos/serviços, pesquise sobre seus concorrentes, seja curioso e em meio a toda essa informação esteja sempre atento a retirar inspiração para criar os nomes.

Se você está abrindo uma loja de microfones e aparelhos de som, por exemplo, você pode ler/assistir sobre a história da comunicação, da música, dos equipamentos, e a partir delas selecionar momentos importantes da história que podem gerar grandes nomes.

Já a natureza pode te despertar um poder de criatividade incrível.

Vá para um local em meio a natureza, seja ele um campo, praia ou até mesmo uma praça próxima a sua casa ou local de trabalho, e com um papel e caneta comece pensar sobre sua empresa, produtos/serviços enquanto observa a natureza. Vá pensando em nomes, quando você menos esperar sua mente entrará em uma sintonia de criatividade incrível, gerando ótimos nomes para que você os anote.

É uma boa dica usar músicas calmas que aumentam a concentração. Ouça esta como exemplo.

Nesse artigo há boas técnicas para aumentar a concentração ao estudar, que servem também para o momento de criação.

Gerador de nomes

Você pode também gerar alguns nomes na internet, usando por exemplo este gerados grátis:

São nomes genéricos para diversos nichos de empresas, aos quais você poderá anotar os que mais se adequam ao seu tipo de negócio para depois mesclá-los, remover letras, adicionar prefixos/sufixos, enfim, transformá-los em ótimos nomes para seu novo negócio!

MaxLogo © 2018 - Todos os direitos reservados